Gerontologia: o que faz esse profissional?

Gerontologia é uma área da saúde, onde médicos se especializam nos cuidados dos idosos. 

O principal objetivo desse profissional é garantir que o envelhecimento seja saudável, prevenindo de possíveis doenças e as tratando da melhor maneira, quando necessário. 

De maneira geral, essa é uma área que abrange o envelhecimento com saúde e o tratamento através da reabilitação dos idosos. 

Isso porque, o envelhecimento impacta o comportamento orgânico, mas através da aplicação desses conhecimentos, é possível garantir uma vida saudável.  

DICA: se você quer fazer faculdade com desconto, as melhores estão no https://vaidebolsa.com.br/!

Gerontologia: Saiba tudo sobre essa área da saúde

Primeiramente, a Gerontologia é uma área da saúde que tem como objetivo a promoção e prevenção de doenças durante o envelhecimento. Portanto, é o médico que se especializa em cuidados com idosos. 

As habilidades desses profissionais são impostas na promoção de um envelhecimento saudável, além de possíveis reabilitações. O motivo dessa área existir é que essa fase impacta diretamente o comportamento de nosso organismo. 

Então, se você seguir em um curso de Gerontologia, se tornará um Geriatra. Após realizar a residência médica e ser aprovado em um concurso para obter o Título de Especialista em Geriatria, estará apto para trabalhar na área. 

Caso tenha interesse em seguir na área de Gerontologia, é importante conhecer mais sobre ela. Dessa maneira, você confere se ela se encaixa com a sua personalidade e desenvolve seus conhecimentos. 

O que é Gerontologia?

Primeiramente, a palavra “Gerontologia” é derivada da língua grega, e seu significado é “estudo do envelhecimento”. Ao ingressar nesse curso, o estudante desenvolve seu conhecimento e habilidades sobre o processo do envelhecimento. 

Esses profissionais tendem a adaptar o cotidiano de seus pacientes para que sua vida seja mais tranquila nos mais diversos aspectos, incluindo: parte física, psicológica e também biológica. 

Mesmo que a maioria das pessoas imagine isso, Gerontologia não é a mesma coisa que Geriatria. Isso porque, a Geriatria realiza estudos sobre as principais doenças na fase idosa, enquanto que a Gerontologia desenvolve profissionais para garantir uma qualidade de vida durante esses anos. 

Atualmente, os profissionais geriatras estão cada vez mais presentes no cotidiano de diversos pacientes. Isso faz com que as pessoas tenham interesse em seguir na área, principalmente pela alta demanda. 

É comum que esses profissionais atuem como Assistente Social, promovendo dinâmicas em grupos, além de ajudar os idosos a enfrentar situações de preconceitos em seu dia a dia. O geriatra também pode ajudar seus pacientes que passaram por maus tratos.

Porém, ao ingressar em um curso de bacharelado na área, é possível atuar com mais grupos, como: imigrantes, moradores de rua, pessoas que possuem algum tipo de problema mental ou que sofrem com o abandono. 

Mesmo que seja uma área considerada recente, ela envolve muita dedicação e amor dos profissionais. Portanto, se você tem interesse em seguir nela, vale a pena considerar o curso de bacharelado. 

Como o geriatra atua?

De maneira geral, o profissional geriatra utiliza uma ampla variedade de avaliações clínicas, incluindo: análises psicossociais, testes e também escalas. Por esse motivo, a consulta desses profissionais costuma ser longa. 

Esses profissionais lidam com pacientes com diferentes condições, incluindo demência, hipertensão arterial, diabetes e a osteoporose. Além disso, trata vários tipos de problemas, como tonturas ou incontinência urinária. 

O geriatra também fornece cuidados paliativos, principalmente entre os pacientes que possuem alguma doença sem cura. É muito comum que esse tipo de trabalho seja realizado em grupo, realizando tratamentos adequados. 

Atualmente, essa área da saúde está crescendo. Por essa característica, ela proporciona maior longevidade aos pacientes, garantindo a melhor qualidade de vida durante a fase idosa.

gerontologia

Como é o mercado de trabalho para o geriatra?

Devido a crescente expectativa de vida dos brasileiros, não será difícil encontrar um emprego para atuar na área de geriatria. 

É comum que esses profissionais exerçam suas atividades em laboratórios, clínicas especializadas, assistência social, ONG, hospitais ou casas de apoio para idosos. 

Os profissionais também podem atuar com pesquisas em instituições de ensino superior. Também é possível lecionar junto com outros profissionais da saúde, ou até mesmo quem é leigo nessa área. 

As principais regiões do Brasil que contratam esses profissionais são do Sul e Sudeste, pois existe uma maior concentração da população idosa nesses locais. Então, em qualquer caso, o profissional geriatra poderá atuar em uma ampla variedade de áreas.

Quais são as atividades do geriatra?

Agora que você conhece mais sobre o geriatra e como é o mercado de trabalho para esses profissionais, veja quais são as suas principais atividades: 

  • O geriatra atua na prevenção dos principais problemas que envolvem a população idosa, além de orientar seus pacientes para um envelhecimento de qualidade;
  • Os profissionais também orientam quais são as condições e criação da ambientação dos locais onde as pessoas idosas circulam;
  • Orientam seus pacientes durante a reabilitação, propondo a intervenção das perdas que são consideradas resgatáveis;
  • Propõe a intervenção de doenças progressivas e irreversíveis através dos cuidados paliativos

Por isso, o geriatra é o médico responsável pelos cuidados com a melhor idade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *